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3 - É melhor comprar ou alugar equipamentos de TI?

Comprar ou Alugar equipamentos de TI?
Descubra a melhor opção para sua empresa!

Comprar computadores e equipamentos de TI representa um custo mais elevado para a empresa. Alugar tem melhor custo-benefício e ainda oferece serviços complementares que ajudam na gestão.
Não há dúvida de que toda empresa precisa fazer investimentos em tecnologia. Não importa o tamanho do seu negócio, planejar e montar a infraestrutura de TI é uma importante estratégia para não desperdiçar dinheiro e contar com a tecnologia mais adequada para crescer o seu negócio.
Existem, hoje, inúmeras soluções para a infraestrutura de TI corporativa, e a decisão de comprar ou alugar seus equipamentos deve ser tomada com consciência. Afinal, apesar de parecer que a compra é o melhor caminho para não “jogar dinheiro fora”, o aluguel pode representar economia, inovação e sustentabilidade.

Economia, inovação e sustentabilidade

Para te ajudar a entender os prós e contras de cada opção para adquirir seus equipamentos de TI, preparamos um material completo com informações e dicas para o momento de decidir entre comprar ou alugar. Aproveite!

Compra ou locação de equipamentos de TI?
Para avaliar se a melhor opção para o seu negócio é comprar ou alugar equipamentos de TI, é importante fazer os cálculos e estimar o custo de cada alternativa.
Esse cálculo pode ser feito analisando o TCO (Total Cost of Ownership), que determina uma base do custo do investimento a ser feito. É bom lembrar que o cálculo, no caso de compra, deve incluir todas as etapas da vida útil do bem, desde sua aquisição, logística, manutenção, atualização, até o descarte.

Compra ou locação de equipamentos de TI?

É comum que, ao comparar, se considere erroneamente apenas o valor de compra do bem. Assim, a alternativa de locação parece ser mais custosa. No entanto, na prática, ela inclui custos de manutenção, gerenciamento, atualizações, entre outros gastos indiretos que, desconsiderados na comparação, podem apontar para uma falsa melhor opção.
O custo inicial de aquisição de um PC, por exemplo, é cerca de 25% do custo total do seu ciclo de vida. Ou seja, a escolha não pode ser feita comparando-se o preço de compra de um equipamento com a soma dos meses de contrato de sua locação. A conta deve ser feita considerando os custos ocultos e indiretos.
Nessa análise, consideramos dois tipos de gasto. A compra de ativos de TI é considerada uma Capex (capital expenditure), que nada mais é do que o investimento em bens de capital. Apesar de seus custos ocultos e indiretos serem classificados como Opex, o principal investimento costuma ser a aquisição do bem.
O custo inicial de aquisição de um PC, por exemplo, é cerca de 25% do custo inicial do seu ciclo de vida. Ou seja, a escolha não pode ser feita comparando-se o preço de compra de um equipamento com a soma dos meses de contrato de sua locação.
Do outro lado, a locação de equipamentos de tecnologia é uma Opex (operational expenditure), já que é qualificada como a contratação de um serviço. Operações desse tipo têm uma vantagem fiscal, podendo ser deduzidas inteiramente no ano em que são realizadas, enquanto a Capex é vinculada à depreciação do bem.
Substituir a Capex por Opex também contribui para a eficiência no gerenciamento das finanças da sua empresa. Sobretudo no cenário econômico incerto, é possível ter mais controle de fluxo de caixa, com despesas previsíveis e bem distribuídas.
Por fim, não é preciso optar por um formato único e exclusivo. É possível adotar uma infraestrutura de TI híbrida, com parte dos equipamentos próprios e parte terceirizada. A escolha, mais uma vez, depende da necessidade da sua empresa, de sua capacidade de investimento e da avaliação da melhor opção para cada caso.
Como saber o que vale mais a pena para a sua empresa?
As soluções em TI evoluem a cada dia e, para o mundo corporativo, acompanhar as inovações tecnológicas e aplicá-las em seu negócio é um diferencial de mercado. Ao mesmo tempo, as atualizações tecnológicas podem significar investimentos fora da realidade.
Somada à obsolescência tecnológica, a vida útil de equipamentos de TI é, em média, 3 anos. No entanto, a legislação de Imposto de Renda no Brasil determina o prazo de 5 anos de depreciação desse tipo de bem. Assim, sua troca antes desse prazo é evitada por grande parte das empresas.
O resultado dessa combinação de fatores, quando a empresa compra seus equipamentos de TI, é o uso de máquinas obsoletas, sobrecarregadas, que tornam os processos mais lentos e diminuem a produtividade dos profissionais.
Comprar ou alugar? Equipamentos de TI obsoletos tornam os processos mais lentos e diminuem a produtividade dos profissionais. Para evitar esse cenário de lentidão, os gastos com atualização tecnológica seriam altíssimos para uma empresa apegada ao modelo de compra de equipamentos de TI. Para a grande maioria das empresas, essa não é uma realidade viável ou sequer almejada.
A alternativa para garantir o melhor dos dois mundos – avanço tecnológico e economia – é a contratação do outsourcing de TI. Com o serviço, é possível atender às demandas tecnológicas do seu negócio, garantir competitividade e produtividade em alta, sem abrir mão do controle financeiro.
O modelo de locação reduz os custos a longo prazo e melhora o controle do orçamento de TI. Ao mesmo tempo, uma boa parceria de TI oferece equipamentos sempre atualizados de acordo com a demanda do seu negócio, sem que você tenha que reinvestir em novos ativos com frequência.

O modelo de locação reduz os custos a longo prazo e melhora o controle do orçamento de TI

Em relação a parte contábil da empresa, também é preciso considerar a mudança na legislação relativa ao IRFS 16, que entrou em vigor em janeiro de 2019. Com a mudança, a locação e arrendamentos de dispositivos, com prazo superior a doze meses ou acima de cinco mil dólares, são tratados como ativos da empresa, da mesma forma que a compra de equipamentos. Portanto, esses investimentos deverão constar também em seu balanço patrimonial, elevando a contabilização de seus lucros operacionais e seus indicadores de rentabilidade.

Além da melhor gestão de custos e da atualização, terceirizar sua infraestrutura de TI evita o acúmulo de equipamentos obsoletos ou sem uso no espaço físico da empresa. Afinal, a substituição dos dispositivos é feita pelo fornecedor, que dá o destino mais adequado para os equipamentos no fim de sua vida útil.

Outro ponto a ser considerado é a capacidade da sua empresa de manter um time de TI capacitado, disponível e especializado para a manutenção e suporte de toda a sua infraestrutura. Poucas são as empresas que têm essa possibilidade.
Na maioria das vezes, a empresa que opta pelo modelo de compra não consegue manter um suporte adequado para os usuários pelas limitações do próprio time. Em empresas com ambientes capilarizados, com colaboradores distribuídos em diversas regiões do país é algo ainda mais complexo. Essas restrições aumentam o tempo de espera para a solução de problemas, chegando a paralisar processos.

Comprar ou alugar: Suporte de TI em ambientes capilarizados

Nesse caso, o serviço terceirizado apresenta mais uma vantagem. O suporte e a manutenção da estrutura alugada são garantidos pela equipe de especialistas do parceiro de TI, que atende de forma imediata, imprimindo agilidade e eficiência aos processos, evitando interrupções.
Enquanto isso, o time de TI da sua empresa pode se dedicar ao core business de forma mais estratégica. Isso possibilita que possam se dedicar ao desenvolvimento de inovações, encontrando as soluções para melhorar seus resultados de negócio.

Quais as vantagens do aluguel de equipamentos?

À primeira vista, pode parecer que ter um equipamento é mais vantajoso do que alugá-lo. No entanto, quando falamos de TI, o serviço terceirizado, também conhecido como outsourcing, combina uma diversidade de vantagens que vão além da posse do bem.
Além de todos os custos escondidos na compra de um equipamento, a terceirização da infraestrutura de TI simplifica as operações da sua empresa, transferindo a responsabilidade para a contratada. Com um SLA (service level agreement) estipulado em contrato, garante-se a qualidade do serviço acordado e a padronização dos equipamentos disponibilizados.

Comprar ou alugar:

Entre as vantagens de um contrato de prestação de serviço de TI, estão: Disponibilidade e agilidade de suporte; Padronização e qualidade dos serviços; Simplificação da operação, transparência e compliance; Serviços gerenciados em detrimento do modelo de compra; Flexibilidade no crescimento dos serviços;Foco da equipe interna de TI no core business; Processos simplificados de cobrança, suporte e aquisição de novos serviços; Redução do tempo de parada; Descarte adequado de equipamentos no fim de sua vida útil.
Por que o aluguel de equipamentos é mais vantajoso atualmente? Além das vantagens apresentadas, alguns cenários atuais também corroboram para que o aluguel de equipamentos de TI seja mais favorável para sua empresa do que a compra.
A adoção do trabalho remoto devido à pandemia, por exemplo, foi facilitada em empresas que terceirizam sua infraestrutura de TI. Com adaptações imediatas no contrato, foi possível que as empresas atendessem às necessidades de seus profissionais e do negócio sem exigir um investimento de emergência, garantindo disponibilidade e segurança.

Outsourcing de TI:

O aluguel de equipamentos evita que os equipamentos sejam subutilizados ou sobrecarregados, dimensionando o serviço disponível com a demanda da sua empresa. Da mesma forma, demandas imprevistas ou flutuantes, como projetos temporários, podem ser atendidas com agilidade e prontidão. Sem a necessidade de aquisição de novos ativos, a empresa pode contratar por demanda, por prazos determinados, evitando

E por falar em ativos ociosos, o aluguel de equipamentos evita que os equipamentos sejam subutilizados ou sobrecarregados, dimensionando o serviço disponível de acordo com a demanda da sua empresa. Assim, os recursos de TI são mais bem aproveitados do início ao fim de sua vida útil.

Para que esse aproveitamento seja otimizado, seu fornecedor de TI também pode realizar a atualização tecnológica da empresa. Assim, mesmo sem fazer grandes investimentos frequentes para se atualizar, não será necessário prolongar a vida útil de seus equipamentos desatualizados, afetando na produtividade das equipes.

O aluguel dos equipamentos de TI pode incluir em contrato, ainda, diversos serviços para otimizar os processos da sua empresa, promover a inovação e transformação digital e ainda implementar uma TI mais sustentável. O gerenciamento de ativos de TI é um desses serviços, que permite que seu fornecedor assuma o processo de rastrear os aspectos físicos, financeiros e contratuais do ativo. Dessa forma, sua empresa tem total controle do ativo, facilitando o rastreamento de final de contrato e o planejamento ou alteração do plano acordado.

Como escolher o melhor fornecedor de equipamentos de TI?

Mesmo considerando as reflexões acima, a locação de equipamentos de TI pode apresentar alguns desafios que devem ser levados em conta ao planejar a aquisição dos dispositivos tecnológicos para sua empresa.
Em geral, as principais preocupações das empresas ao escolher uma fornecedora estão relacionadas à qualidade e a possíveis falhas na entrega do serviço contratado. A falta de compromisso de um fornecedor de TI pode emperrar processos, atrasar entregas e criar vulnerabilidades na segurança dos seus dados.
Problemas de comunicação com a locadora e um serviço aquém da qualidade esperada também podem resultar em atrasos e paralisação de processos. Por isso, é importante que a seleção do fornecedor seja feita com cautela.

Comprar ou alugar: SLA (Service Level Agreement)

Confiança e credibilidade são essenciais para que a sua empresa encarregue um terceiro de sua infraestrutura de TI. Além disso, um SLA acordado e um contrato que ofereça garantias em caso de descumprimento do serviço acordado são fundamentais para evitar dores de cabeça.
Saber a necessidade da sua empresa de forma detalhada e planejada é o primeiro passo para fazer escolhas acertadas ao buscar um fornecedor. Assim, você já consegue estabelecer uma comunicação clara e assertiva desde o início com a locadora de equipamentos de TI.
Por isso, é interessante que a empresa planeje sua infraestrutura de TI como parte estratégica do negócio, considerando projetos de expansão e crescimento. Esse é o primeiro passo para saber suas reais necessidades de tecnologia, para então buscar uma parceria que possa atendê-las.
Essa parceria será mais bem-sucedida se a empresa escolhida para fornecer seus equipamentos de TI compartilhar valores e práticas em concordância com os da sua empresa. Se a sua empresa adota práticas de TI Verde, por exemplo, será importante buscar um fornecedor que tenha política semelhante e apresente soluções compatíveis com essas práticas.

Por fim, a escolha do melhor fornecedor de equipamentos de TI para a sua empresa é uma tarefa essencial para garantir o recebimento de um serviço de qualidade. É essa escolha, também, que resultará em um serviço que atenda às expectativas de custo e disponibilidade.

Conheça agora nosso sistema: Software Locação de computadores servidores notebooks tablet

Software Locação de computadores servidores notebooks tablet

Títulos:

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Software para Locação de equipamentos de informática
Programa locação de computadores e equipamentos informática
Sistema locação de equipamentos TI equipamentos informatica
Programa locação de informática outsourcing de TI

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Sem mensalidades, sem anuidades

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Cod.:47 - MLP

Aplicacao:

O que é Software Locação de equipamentos de informática?
O Software para locação de equipamentos de informática é um sistema para locadora de computadores desktop, tablet, notebook, impressoras,, painéis LCD, painel LCD período hora dia mês ano com ordem de serviços para manutenção e Vendas
Software locação de equipamentos de TI período por Hora ( 1 à 24 horas ), Dias ( 1 a 30 dias ), Mês ( 1 a n meses ) até anos
Software Locação de computadores desktop, tablets, notebook, equipamentos de informática, painéis LCD, painel LCD
Programa Locação de equipamentos de informática, Outsourcing de TI com ordem de serviços para manutenção e vendas

Veja todos artigos relacionados a este sistema

1 - O que é locação de equipamentos de informática?
2 - Locação de equipamentos de informática quais são os Desafios?
3 - É melhor comprar ou alugar equipamentos de TI?

Resumo:

O que é locação de notebook? Um contrato de locação é gerado e o produto é entregue ao cliente. A locadora garante que, durante o período que o notebook está sendo usado, o usuário pode contar com suporte técnico e manutenção
. O software locação de equipamentos de informática, computadores, servidores, notebooks, tablets, celulares, etc é indicado para locadoras de equipamentos de informática e TI.
A locação de equipamentos de TI, favorece o aumento da produtividade das empresas locatárias, otimizando a gestão, pois oferece equipamentos e ferramentas tecnológicas atualizados, capazes de aprimorar a qualidade do serviço oferecido, viabilizando a empresas que alugam a manter alto grau de competitividade.

Breve comentário:

Organizações que optam pela locação de equipamentos de informática podem desfrutar de uma série de benefícios.
As grandes vantagens desse tipo de operação passam pela redução dos investimentos iniciais e maior controle contábil, com diminuição de impostos e também do chamado TCO (ou custo total de propriedade), despesas com os equipamentos, considerando a sua obsolescência e o gasto financeiro do capital investido.
Atualização tecnológica e diminuição de gastos com obsolescência

Objetivo:

O aluguel de equipamentos de TI permite que as empresas locatárias, tenham acesso a equipamentos modernos e sempre funcionando, com baixo investimento.
A procura por locação de equipamentos de TI tende aumentar devido a rápida obsolescência dos mesmos, exigindo sempre altos investimentos para a compra de equipamentos mais modernos.
. A necessidade de manutenções, normalmente caras, também influenciam para que as empresas optem pela locação desses equipamentos, pois as manutenções estão garantidas em contrato.

Apresentação:.

Descricao:

Software para locação de equipamentos de informática e TI Outsourcing de TI com ordem de serviços para manutenção e Vendas
Software locação períodos Hora ( 1 à 24 horas ), Dias ( 1 a 30 dias ), Mês ( 1 a n meses ) até anos
Software Locação de computadores, tablets, notebook, equipamentos de informática e TI, Painéis de LCD, painel LCD
Cadastro de Clientes
Cadastro de Unidades, Local de entrega dos equipamentos
Cadastro de Acessórios
Cadastro de Fornecedores
Cadastro de Funcionários
Cadastro de Vendedores
Cadastro Setores e Especialidades
Cadastro de Componentes (Controle Total de Estoque)
Cadastro de suprimentos (Controle Total de Estoque)
Código de Barra, Gerador e Leitura de código de barras 39 alfa numérico
Código de Barra, Gerador e Leitura de código de barras EAN 13-8
Imagem do produto (Multi Fotos com Zoom)
Ficha Técnica do equipamento, suprimento e material
Inventário
Gerenciamento de Manutenção do equipamento
Gera Contrato Automático PDF, Word, Excel, Formulario, Editável
Gera Romaneio
Gera Relatório de Conferência de Entrega
Renovação de Contrato
Tabela de preços total ou selecionável com ou sem imagens de Equipamento e Estoque
Relatórios completos com ou sem imagens de Equipamento e Estoque
Relatório completos de Pedidos de Locações, Renovações e Rastreamentos de equipamentos e materiais.
Relatórios completos em todos os módulos
Gerenciador de Materiais, logística, atualização de valores automático por categorias, fornecedores, etc
Financeiro, Caixa, contas à pagar e receber
Gera Boleto
Lançamento de Contas a Pagar e Receber Manual e Automática
Gerenciador de parcelamento, cálculos de juros por indexadores
Orçamentos
PDV
Pedidos de vendas
Renovações
Trocas
Pendências de devoluções
Faturas simples, compostas mensais, editáveis e ajustáveis
Transforma Orçamentos em Pedidos de locação Automaticamente
Baixa em estoque
Devolução ao estoque
Impostos
Frete Mobilização e Desmobilização
Checagem de Devolução
Cálculo de Reposição Automático
SAC e CRM Relatórios administrativos Cliente e Unidades
Fotografia de cliente web cam
Scan de documentos de clientes
Agenda multi usuário
Conexão copm WhatsApp
Send Mail
Etiquetas Mala Diretas
Calculadora

Detalhes:

Níveis de Hierarquia no Gerenciamento
Live Update eletrônico de Novas Versões
Log de ações no controle de usuários
Funcionamento em Rede, Nuvem e Remoto
Visualização da Impressão Gráfica
Backup ativado ou programado local e nuvem
Relacionamento de Dados
Tratamento e Compactação de Dados
Pagamento único, Sem mensalidades e Sem Anuidades

Palavras chaves:

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Os recursos tecnológicos se tornaram peças indispensáveis na gestão de qualquer tipo de negócio. Hoje, é praticamente impossível competir no mesmo nível dos concorrentes do mercado sem o auxílio de ferramentas que automatizem algumas tarefas dentro da rotina empresarial.
Portanto, o software sob medida vem ganhando cada vez mais espaço no cenário corporativo — e não é difícil entender as razões para a popularidade dessa tendência. Você sabe por que investir na solução?
Apresentamos as vantagens de apostar na tecnologia de um software personalizado para o seu negócio.

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O que é um software feito sob medida ?
Quando falamos em software sob medida, nos referimos a soluções pensadas de acordo com a necessidade específica de uma empresa ou instituição. Se é preciso um processo diferenciado de controle de acesso à sua fábrica, os chamados software de prateleira (soluções já prontas) não atendem.
O software sob medida é um recurso flexível, que se adapta aos procedimentos já existentes para aprimorá-los, trazendo facilidades e precisão. Trata-se do oposto dos sistemas prontos, em que a empresa deve moldar sua forma de atuação para usufruir dos benefícios da tecnologia.
Quais são as vantagens de trabalhar com esse tipo de sistema?
A maior vantagem é contar com um software construído dentro das peculiaridades daquela organização. Em geral, o desenvolvimento de um novo sistema está relacionado a uma iniciativa inovadora, a qual ainda não foi pensada e que trará vários benefícios, como menos erros e mais produtividade. Vejamos alguns dos aspectos mais importantes abaixo.

1. Bom custo-benefício A otimização de custos é uma meta que está sempre sendo perseguida em qualquer tipo de empresa. No caso dos softwares sob medida, é muito importante avaliar todos os prós e contras para enxergar o verdadeiro custo-benefício do investimento.
Os sistemas personalizados apresentam um gasto inicial mais elevado se comparados às opções de prateleira, mas o que inicialmente parece barato pode custar caro aos cofres da organização. Os softwares customizáveis são ferramentas cujo retorno é colhido a médio e longo prazo.
O dinheiro empregado na solução deve servir para atender especificamente as necessidades do seu negócio, sem complicações na rotina de trabalho.

2. Flexibilidade Outro ponto positivo de um software sob medida é sua capacidade de adaptação. O sistema acompanha a evolução dos processos internos da empresa independentemente da frequência com que essas transformações ocorram.
Por mais específica que seja a etapa de desenvolvimento, quando a companhia passa a utilizar o software no seu dia a dia, é comum que surjam novas demandas. Nesse caso, apenas um sistema personalizado tem flexibilidade para ser facilmente customizado e atender às peculiaridades do seu usuário.

3. Facilidade de implantação De modo geral, a implementação de um software sob medida é bem mais fácil do que a do sistema genérico. Isso porque há todo um planejamento prévio, com a delimitação de um cronograma de instalação de cada módulo e um plano para os departamentos.
Assim, ao contrário da instalação de um sistema não personalizável, a opção sob medida não requer a interrupção das atividades para que seja colocada em funcionamento e está menos sujeita a falhas.

4. Menor tempo de treinamento Entre as maiores preocupações com o processo de implantação de um software, está o seu modelo operacional, ou seja, a forma como ele será utilizado. Afinal, para se obter o máximo de desempenho, é preciso estar bem familiarizado com o funcionamento da ferramenta.

Nesse sentido, uma das grandes vantagens do sistema personalizado é a familiaridade que toda a equipe tem com os processos a serem executados. Como a tecnologia é moldada para seguir os protocolos de funcionamento da empresa, o tempo de treinamento para que os colaboradores dominem as ações disponibilizadas pelo sistema é bem reduzido, o que traz economia de tempo e dinheiro.

De que forma a participamos das etapas de criação do software dos clientes?

Para que se alcance o sucesso no desenvolvimento de uma nova solução como esta, são necessárias algumas etapas e vários cuidados. O primeiro passo da nossa participação nesse processo é se reunir com o cliente para obter uma visão clara do que ele espera.
Então, o principal questionamento é: qual problema o cliente pretende resolver com a nova solução? Nessa etapa, é válido conversar com os usuários para uma melhor compreensão de suas necessidades.
Quanto mais profunda for a fase de pesquisa, mais chances o novo software terá de atender à expectativa de quem vai usá-lo. A partir disso, é desenhado o escopo do projeto, que precisa passar pela validação do cliente.
É possível citar algum exemplo de software criado sob medida para um cliente? Avalie nosso portfolio, são mais de 200 sistemas, muitos específicos e criados especialmente para determinados clientes e areas específicas.
Com o sistema em funcionamento, as solicitações de atendimento foram mais bem distribuídas entre os técnicos (por região, demanda), o que fez com que os chamados abertos já entrassem diretamente nos celulares dos responsáveis. Como resultado, a empresa ganhou agilidade no atendimento, acompanhamento junto aos técnicos, mais controle e praticidade.

Quais são os principais diferenciais no processo de criação de Softwares?

Contamos com uma estrutura completa de criação, desenvolvimento e sustentação de sistemas para oferecer soluções personalizadas em um curto espaço de tempo com preços competitivos.
Nossos diferenciais são:
Portfolio de módulos prontos para serem utilizados em seu projeto
Desenvolvimento em linguagem moderna
Gestão e desenvolvimento em conjunto com os clientes, permitindo o acompanhamento das atividades
Adoção da metodologia de gestão PDCA (planejamento, execução, verificação e controle) em todos os processos;
Planos de gerenciamento do projeto e gerenciamento da qualidade, a solução final é entregue atendendo a todas as expectativas do cliente;
Acesso do cliente diretamente ao responsável pelo projeto durante a implantação;
Treinamento imediato
Rapidez no processo
Suporte constante
Preço único sem mensalidades
Neste conteúdo, você conheceu o que é e quais são os principais benefícios garantidos por um software sob medida.
A automatização de processos é uma excelente maneira de alcançar a agilidade e a otimização necessárias para o crescimento do negócio, sendo que o investimento em sistemas personalizados é a melhor escolha para conseguir os rendimentos esperados.

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https://support.mozilla.org/en-US/kb/enable-and-disable-cookies-website-preferences

Para o Opera™:
http://help.opera.com/Windows/10.20/en/cookies.html


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Esta política é efetiva a partir de Outubro/2020.